Manifestação tardia

José de Sousa Saramago (Azinhaga, 16 de Novembro de 1922 — Lanzarote, 18 de Junho de 2010)

Tive muitas dúvidas quanto a esta postagem: se deveria fazê-la, com qual conteúdo, qual o grau de hipocrisia que suportaria de acordo com uma maior ou menor pessoalidade (que nunca existiu), etc.

Quanto temos muitas dúvidas, o melhor é ser sintético, como sinônimo de “resumo”.

É, mais do que triste, angustiante receber a notícia da morte de um dos poucos comunistas ferrenhos (porque socialismo é democrático, que nos apoie Paulo Skaf) e grande usuário da língua portuguesa.

Vivemos um momento de extrema desorganização da classe trabalhadora, baixíssimo nível de consciência de classe, intensidade crescente das jornadas de trabalho, e aprofundamento das crises social e ambiental. E – que fique claro – isso não é “pessisimo” ou uma homenagem de mau gosto ao autor português; é sim o diagnóstico mais geral compartilhado pelos editores de Panscopia.

Por isso, inevitável recebermos com tristeza sincera a morte de Saramago. É por motivos simbólicos emocionais afetivos e não por pressão prática – afinal reorganização de nossa classe é tarefa da nossa própria classe.

Mas a luta continua. Agora sem ele, mas com muitos parágrafos seus e raras pausas gráficas. Assim como deve ser a organização e luta dos trabalhadores: com definição de conteúdo, sem pausas; com um fôlego para uma ruptura, e não com desculpas para diminuir a velocidade e parar.

PS.: não fiquem “twittando” que agora ele descansa em paz na eternidade, com a bênção do criador, e cristianismos mais. Não passem essa vergonha com o ateu assumido privada e publicamente que ele foi.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Opiniões (e só)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s